Apresentação da Igreja

Em 2011 a Escola Salesiana de Artes e Ofícios celebrou os cinquenta anos da Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora. A história diz que cinco anos após o início das atividades na escola (23 de maio de 1954) começou o trabalho de construção da Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora (2 de março de 1959). À frente das obras, estava o engenheiro Claro da Fonseca. Sob a direção deste ilustre engenheiro, começou a retirada da cobertura do antigo pavilhão onde se rezava ate então. Arrancava em São Vicente, o projeto de construção da nova igreja dedicada a Nossa Senhora Auxiliadora, projeto esse já aprovado pela Câmara Municipal, com data de 21 de janeiro de 1960.
Os trabalhos do novo templo, arrancaram com 40 cêntimos. Foi o contributo de uma benfeitora, para o arranque das obras. Um gesto simbólico de um entusiasmo grande com a construção da igreja de Nossa Senhora Auxiliadora.
Para a angariação de fundos, organizaram-se, segundo rezam as crónicas da casa, atividades tais como feiras, jogos de futebol e outras iniciativas do género.
As obras prosseguiram rumo ao seu fim. E, já com o sino que veio de uma fabrica de Rio Tinto em Portugal, com a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, vinda de Carrara na Itália, inaugurava-se a 4 junho de 1961 a Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora.
Na inauguração da Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora estiveram varias personalidades civis e religiosas entre as quais o presidente da Câmara Municipal de então, o Sr. Manuel Teixeira de Sousa, admirador e impulsionador da obra Salesiana em São Vicente.

Imprimir Email