A portaria da escola é o lugar da primeira impressão. E a primeira impressão deve ser boa. Diz alguém que não há ultimas impressões, mas sim primeiras impressões. Da história salesiana conhecemos bem a tradição que diz que um bom porteiro, um bom cozinheiro e um bom músico são tesouros duma casa salesiana.
A tarefa dos porteiros na Salesiana, começa bem cedo. Os dois porteiros da escola, o Sr. Manuel de manhã e o Sr. Domingos à tarde, atendem diariamente milhares de alunos, professores, pais e encarregados de educação, auxiliares da ação educativa e tantos antigos alunos e pessoas que visitam a Escola ou procuram os serviços da mesma.
Bem cedo, como dissemos, as portas da Escola se abrem para acolher, e acolher bem, todas as pessoas. É realmente a portaria da Escola o seu melhor cartão de visita. A portaria da Escola é também, o melhor lugar para a palavra amiga do educador. Dom Bosco falava no seu tempo da “parola all’orecchio”, (a palavra ao ouvido), na relação educativa entre educador e educando. E cremos que essa palavra amiga e oportuna é melhor que mil discursos. Obrigado aos nossos porteiros e obrigado também a todos aqueles que às vezes fazem este belo trabalho salesiano das 07:30 as 19:00 h.
A Secretaria é o coração dos serviços administrativos. Ela é o lugar onde se encaminha tantas pessoas que precisam de informação, de uma declaração, de pagar uma propina, de dar um recado, entre outros serviços.
A Secretaria é o lugar onde se guardam em números e estatísticas, em livros e computadores, os dados do esforço de cada aluno. É o lugar onde estão registados, em formato papel ou digital, dados do esforço de cada aluno, seu comportamento e seu aproveitamento.
A Secretaria é também o lugar, onde se atende diariamente, com amabilidade e doçura as pessoas que procuram os nossos serviços. O Sr. Joaquim Delgado (Quiquito) e a Dona Irinita estão do outro lado do balcão para acolher e atender bem. Um atendimento que começa as 08:00 e termina às 18:30 h. Bem haja!
São atribuídos a Dom Bosco a produção de centenas de livros e publicações. Alias Dom Bosco foi um verdadeiro escritor! Um homem de comunicação. Ele escreveu, durante a sua vida, sobre varias matérias. De historia a geometria, de literatura a espiritualidade. E tudo para ajudar os seus alunos a serem bons cristãos e honestos cidadãos. Dom Bosco foi um verdadeiro comunicador, como já dissemos. Uma comunicação educativa e evangelizadora. No seu tempo, o meio de comunicação mais divulgado era a produção escrita. A imprensa era a rainha dos meios de difusão do conhecimento. Hoje a rainha é a televisão.
A nossa Biblioteca alberga centenas de volumes impressos. Quanto aos livros não impressos, os livros digitais, acreditamos que estarão disponíveis brevemente, para alegria de alunos e comunidade educativa.
Nós vemos diariamente, grupos de alunos na nossa Biblioteca, fazendo trabalhos de grupo, ou apenas conversando sobre as melhores formas de fazer os trabalhos de casa. E as professoras Cândida e Irene vão educando e evangelizando, neste espaço escolar, à maneira salesiana, das 07:30 as 19:00. Bem hajam!