É o próprio Dom Bosco a dizer que no início a sua atividade resumia-se a uma catequese. A catequese, a educação e a comunicação fazem parte das prioridades da missão salesiana. Numa viagem aos inícios da missão de Dom Bosco, damo-nos conta das dificuldades que ele teve no início dessa atividade pastoral que é a catequese.

E depois de tanta busca de um lugar para a sua atividade catequética e missionária, eis finalmente, um lugar para a catequese e outras atividades com seus rapazes. Eis chegado o momento. Era a Páscoa de 1843. Nesse dia, Dom Bosco inaugurava um lugar para a catequese, um lar onde podia ter seu oratório e ter atividades diversas com seus rapazes. Iniciava-se assim, no prado Pinardi, a catequese de dom Bosco e seus salesianos, para crianças, adolescentes e jovens do Oratório. A Boa Nova de Jesus era anunciada na catequese.

A Escola Salesiana de Artes e Ofícios, fiel a Dom Bosco, dominicalmente, depois da missa das 09:00 na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, tem catequese de batismo e primeira comunhão, para alunos que não frequentam a catequese nas paróquias e que os pais inscreveram na catequese escolar. E tudo isso em coordenação com responsáveis das paróquias de São Vicente de onde provem os nossos alunos.