Os primeiros Salesianos em Cabo Verde
Os Salesianos entraram pela primeira vez na Ilha de São Nicolau em 1943. Alojados no seminário, na vila de Ribeira Brava, os seis salesianos (três sacerdotes e três irmãos) dirigidos pelo Padre Francisco Leite Pereira, fundaram um Oratório Festivo, frequentado por centenas de jovens, que contribuiu para a dignificação dessa população de S. Nicolau, tomando-a mais sensível aos valores do espírito. Em 1954, transferiram-se para a Ilha de São Vicente a pedido do Bispo da Diocese, D. Faustino Moreira dos Santos.
Primeiro grupo de missionários em Cabo Verde, 1943. Da esq. para a dir: (sentados) P. Miguel Rodrigues, P. Francisco Leite, P. João de Moura Pires; (em pé) Sr. Domingues Alves, Sr. Carlos Marques (timorense) e Sr. Matias Lourenço.
Início das actividades
Ocupando as instalações do antigo Hospital Militar, depois das obras de adaptação do edifício, iniciaram o primeiro ciclo e as oficinas de marcenaria, sapataria e alfaiataria para internos e externos. Com a finalidade de preparar os jovens para o futuro, tendo em vista o desenvolvimento pessoal e o progresso da ilha de S. Vicente, e como meta oferecer formação humana e cristã aos jovens, a escola dava os primeiros passos e crescia graças ao intenso trabalho de seus fundadores.
Em 1961, a Ilha de S. Vicente foi abençoada com a inauguração da igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, solenemente inaugurada com a presença do Padre Armando Monteiro, num clima de profunda religiosidade que terminou com um concerto de música dado pela Banda da escola para o povo de S. Vicente.
Em 1966, foi aberto um lar para estudantes, destinado aos jovens das diversas ilhas, que por escassez de estabelecimento de ensino e por falta de recursos financeiros não podiam continuar os seus estudos nas respetivas ilhas. Do lar saíram muitos jovens, hoje bem colocados na sociedade, quer no País quer no estrangeiro.
Em 1990, a Alemanha financiou em 75% a construção e apetrechamento das oficinas destinadas à Formação Profissional. Hoje, essas oficinas estão apetrechadas com máquinas modernas, dando a muitos jovens novos caminhos de colocação na vida com dignidade.
Em 1993, o Presidente da República António Mascarenhas Monteiro, em nome dos cabo-verdianos, atribuiu a medalha de mérito de primeira classe aos Salesianos como reconhecimento pelo trabalho que têm vindo a desenvolver no campo do ensino, na educação da juventude e na evangelização. Além das actividades enumeradas, os Salesianos deram sempre muita importância à Música, ao Teatro, à Dança, ao Oratório/Centro juvenil, ao Desporto, à Ocupação dos Tempos Livres, etc.
Escola Sócio Desportiva
Na atualidade, para além da Escola do Ensino Básico e Secundário abrangendo 1330 alunos, funciona a Escola Sócio Desportiva Salesiana financiada pela Fundação Real Madrid. Aqui é possível educar para os valores cerca de 100 utentes através da prática desportiva. Acompanhar crianças, adolescentes e jovens em risco é um dos objetivos da Escola Sócio Desportiva que, para além dos professores de Educação Física, conta com alguns docentes na área do apoio social e acompanhamento escolar.